quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Projeto Conecta Escola - NOT


RESUMO E REFLEXÃO DO FILME "ESCRITORES DA LIBERDADE"

Gênero: Drama.

Ano de Lançamento: 2007.

-----------------------------------
No filme, a professora Erin Gruwell assume uma turma de alunos problemáticos de uma escola que não está nem um pouco disposta a investir ou mesmo acreditar naqueles garotos.
No começo a relação da professora com os alunos não é muito boa. A professora é vista como representante do domínio dos brancos nos Estados Unidos. Suas iniciativas para conseguir quebrar as barreiras encontradas na sala de aula vão aos poucos resultando em frustrações.
Apesar de muitas vezes apresentar desânimos nas chances de um resultado positivo no trabalho com aquele grupo, Erin não desiste, levanta a cabeça e segue em frente.
Mesmo não contando com o apoio da direção da escola e das demais professoras, ela acredita que há possibilidades de superar as mazelas sociais e étnicas ali existentes. Para isso cria um projeto de leitura e escrita, iniciada com o livro "O diário de Anne Frank" em que os alunos poderão registrar em cadernos personalizados o que quiserem sobre suas vidas.
Ao criar um elo de contato com o mundo Erin fornece aos alunos um elemento real de comunicação que permite ao mesmo se libertarem de seus medos, anseios, aflições e inseguranças.
Erin consegue mostrar aos alunos que os impedimentos e situações de exclusão e preconceito podem afetar a todos independente da cor, da pele, da origem étnica, da religião etc.
-----------------------------------
REFLEXÕES
Muitas vezes a realidade que os jovens vivem em casa, como a violência doméstica, as drogas, a prostituição, o desemprego entre outros fazem com que eles procurem uma solução nas ruas e lá se envolvem em situações cruéis, como exemplo, as gangues mostradas no filme.
Esta realidade está presente em nossa sociedade, no mundo. E estes jovens com as mentes travadas pelos terrores causados por estas circunstâncias e por não acreditarem mais em si mesma e até por acharem que ninguém acredita, eles continuam a praticar o mal. Até que num momento alguém os despertam novamente para o mundo, os fazem sentir especiais, capazes e acreditarem na mudança.
-----------------------------------
Os aluno do 1ºF e 1ºG assistiram o filme e desenvolveram as seguintes questões:
01. Quais sentimentos positivos que o filme lhe provocou?
02. Você se identificou com algum dos personagens? Qual?
03. Qual a cena do filme que mais te marcou? Por quê?
04. Quais assuntos abordados no filme que você desconhece e ficou com vontade de saber com profundidade?
05. A professora Erin Gruwell tenta inspirar seus alunos a aprenderem e a serem mais tolerantes. Já houve em sua vida um (a) professor (a) com personalidade semelhante?
06. Sobre a sua escola, o que ela representa na sua vida?
07. Qual o significado da palavra liberdade para você. Você está buscando uma maneira de ser livre com responsabilidade?
08. Quais as possíveis aproximações e distanciamentos do filme em relação à vida real?
09. As gangues são classificadas por serem turmas com objetivos e características específicas. O que você entende por gangues?
10. No seu ponto de vista, quais são as características de um verdadeiro herói. Você conhece algum?
11. A violência na maioria das vezes é gerada pela intolerância, de que maneira ela pode se manifestar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário